Teologia Semipresencial

O Projeto Político Pedagógico para o Curso Livre de Teologia semipresencial  define-se por ser uma construção coletiva da identidade de vocacionados da igreja evangélica brasileira, que buscam seguir os ensinamentos do Mestre semeando a cultura do líder-servo. O projeto define uma concepção de líder, sociedade, eclesiologia, conhecimento, educação, cultura, cidadania, ensino e aprendizagem e avaliação articulada à dimensão político-pedagógica de produzir uma concepção de líder-servo. Sua finalidade é enfrentar os desafios das mudanças e transformações, tanto na forma como a igreja organiza o seu processo de trabalho pedagógico como na gestão que é exercida, repensando a sua estrutura e estratégias de ação, um plano elaborado de forma reflexiva e sistematizado partindo das experiências dos participantes do dia-a-dia acadêmico do Seminário Teológico Betel e outros ambientes de estudos.

A metodologia de ensino e aprendizagem do Seminário Teológico Betel está organizada da seguinte forma: aprender – produzir – praticar (APP). O APP é um sistema de ensino X aprendizagem que parte do indivíduo para o coletivo. A proposta de ensino acontece a partir do conteúdo proposto pelo facilitador, para a produção coletiva dos estudantes a partir de uma situação problema em sala de aula, e a realização na prática dos indivíduos na sua realidade diária ministerial.

Para que aconteça o APP com qualidade, o Seminário Teológico Betel sistematizou os conteúdos de forma que temas possam ser aprendidos em blocos de conhecimentos. Cada bloco possui um roteiro de aprendizagem, que permite o desenvolvimento do APP dos estudantes de forma individual e coletiva. O estudante passa a fazer parte do processo todo, e não mais, apenas um ouvinte e reprodutor das informações passadas pelos professores. O professor passa a ser o facilitador do conteúdo.

Para que esta metodologia de ensino alcance o sucesso esperado, faz-se necessário a inclusão de mais dois facilitadores do APP. A equipe de cada bloco será composta da seguinte forma: facilitador primário, facilitador auxiliar e tutor.

Cada bloco terá a duração máxima de 14 semanas. E reunirá matérias similares e complementares na sua composição. Nesta metodologia é possível um estudante entrar em quaisquer dos blocos, com o limite de matrícula até a segunda aula presencial ministrada.

Blocos

Bloco 1

“Igreja: História, Teologia e Missão”, Evangelização, Discipulado

Bloco 2

Português, Exegese e Hermenêutica.

Bloco 3

Filosofia, Fundamentos da Educação Cristã, Metodologia de Pesquisa

Bloco 4

Princípios de Liderança e Planejamento, Louvor e Adoração e Comunicação.

Bloco 5

Princípios bíblicos e psicológicos do aconselhamento, Teologia e ética ministerial.

Bloco 6

Antropologia, Sociologia, Fenomenologia da Religião.

Bloco 7

Hebraico, Grego

Bloco 8

Introdução Bíblica, Análise do Antigo Testamento I e II ( Pentateuco e Livros Históricos), Análise do Antigo Testamento III e IV (Poéticos, Maiores e Menores) 

Bloco 9

Análise do Novo Testamento (evangelhos sinópticos, evangelho de João, histórico, Paulinas, Gerais e profético).  

Bloco 10

Teologia Sistemática I e II, Teologia do Velho Testamento I, Teologia do Novo Testamento I, Tópicos em Teologia. 

Bloco 11

Teologia Sistemática III e IV, Teologia do Velho Testamento II, Teologia do Novo Testamento II, Estágio I

Bloco 12

Tópicos em teologia, Orientação para projeto de curso, Estágio II

Bloco 13

Tópicos em teologia, Projeto de curso, Estágio III

Início das aulas: 07/03/2020

Aulas: Aos sábados: 8h as 14:30h

Valor da mensalidade: R$275,00

Duração do curso: 3 anos e meio

Requisitos para a matrícula

  • Conclusão do ensino médio ou equivalente;
  • Prova de ser membro em plena comunhão e atividade de igreja evangélica;
  • Recomendação pastoral;
  • Submeter-se à entrevista.

Faça sua Pré-inscrição

Preencha o formulário abaixo que lhe enviaremos um e-mail com as instruções para realizar a sua inscrição.

Nome

Telefone

E-mail

Igreja

Clique aqui para baixar os formulários necessários para inscrição.