O curso de Pós-estudos em Ministérios (Mestrado em Ministérios -Curso livre) é desenvolvido pelo Seminário Teológico Betel de forma modularizada. Os desdobramentos da Missão da Igreja em pleno alinhamento com a Missio Dei é a ambiência do curso, facilitando aos participantes abordagens nas seguintes áreas: Ministérios da Igreja Local e Ministérios Urbanos.

São oferecidos, no mínimo 10 (dez) módulos por ano, de forma intensiva, no terceiro sábado do mês das 8h as 18h. O regime é presencial com prazos de execução mínimo de 2 anos e máximo de 4 anos.

O aluno deverá cursar 60 créditos, sendo necessário nestes, constar o módulo de Epistemologia e Produção Acadêmica, além de Orientação de Dissertação I e Orientação de Dissertação 2.

Os módulos são constituídos de aulas expositivas, leituras orientadas e trabalhos de conclusão de módulo.

REQUISITOS

São requisitos para cursar o mestrado:

  • pertencer a uma igreja evangélica;
  • diploma de graduação (no caso de Teologia, Educação Religiosa ou Missões em instituição afiliada a AETAL ou a ASTE);
  • apresentar curriculum, declaração por escrito de chamada ao ministério e objetivo em realizar o curso;
  • conhecimentos de língua inglesa e/ou espanhola (leitura e compreensão de textos);
  • disponibilizar o tempo necessário para realização do curso; e
  • ser classificado em processo de seleção.

MATRÍCULAS E CONTRIBUIÇÕES

As inscrições para o curso podem ser feitas a qualquer momento.

O investimento no curso é de 18 parcelas mensais de R$ 350,00, a contar a partir da efetuação da matrícula.

INFORMAÇÕES

Estamos disponíveis para prestar quaisquer outras informações necessárias para tirar-lhe as dúvidas. Você pode fazer sua inscrição e informar-se na secretaria do Seminário Betel com Irene: 2501-0761 (das 07:00 às 16:00) e com Prof. Ms. Ulisses Souza Torres (Coordenador do curso) através do telefone (21) 97521-4851 (não é Whatszap). 

O  PROJETO FINAL

O Projeto Final de curso admite duas opções:

Opção 1) Dissertação

Monografia abordando um tema específico na área ministerial de pesquisa, evidenciando profundidade e erudição a partir da revisão da literatura existente sobre o tema e da apreciação de modelos e práticas correntes, estabelecendo conclusões teóricas.

Opção 2) Projeto Ministerial de Campo

O estudante pode, também, optar por um projeto ministerial de campo identificado com um novo programa ministerial de sua igreja ou organização para-eclesiástica. Uma vez aprovado o projeto é implementado pelo estudante, sendo acompanhado e avaliado por um membro do corpo docente do curso. Um relato escrito sumariza o processo de implementação e, junto com o projeto e as etapas de implementação subsidia a avaliação.

Para fazer a Dissertação ou o Projeto Final, o aluno deverá matricular-se, no início do segundo ano letivo, na disciplina ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÃO I, ao final da qual deverá apresentar 70% de sua pesquisa elaborada. O examinador avaliará o trabalho do aluno e, considerando-o qualificado, o indicará a matricular-se na disciplina ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÃO II, no início do segundo semestre letivo.

As matrículas deverão ser efetuadas na secretaria, com a irmã Irene Alves, e deverá ser feito um requerimento de professor orientador, que será deferido pelo coordenador do curso, professor Ulisses Souza Torres.

ORIENTAÇÃO

No terceiro semestre do curso o aluno deverá fazer a inscrição solicitando um orientador para a elaboração de seu Projeto Final. O aluno deverá estar devidamente matriculado, concluindo seu projeto até o final do mês de outubro, para apresentação, diante da banca.

Todos os professores do curso podem ser contactados para serem orientadores. Um requerimento deverá ser feito e entregue à secretaria do curso para solicitar o orientador que, quando acionado, responderá sobre a possibilidade ou não de orientar. Além dos professores do curso, poderão também ser indicados outros mestres que não participaram diretamente do lecionamento das aulas.

CRÉDITOS E MÓDULOS

Os módulos têm entre dois e quatro créditos cada. O aluno deverá cursar 32 créditos no total, sendo, geralmente, 20 créditos oferecidos em cada ano. É sugerido que, no último semestre, o aluno se organize para ter mais tempo reservado para a elaboração do trabalho final. Os dois próximos módulos de 2019 serão:

17 de Agosto – Ms. Pr. Ulisses Torres “Plantação de igrejas em contexto urbano e teologia encarnacional

21 de Setembro – Dr.  Pr. Valdemar Figueiredo “Liturgia da espiritualidade popular evangélica brasileira”

19 de Outubro – Pr. Thiago Titilo  “Eleição condicional e a influência de Agostinho sobre os duas escolas “oponentes”: calvinismo e arminianismo

23 Novembro – Dr Nubia Mothé  “NTLH – um estudo sobre a linguagem utilizada na tradução”

07 Dezembro – Phd Pr. Henrique Araújo “Correntes Contemporâneas em Teologia”